Tendência no mundo dos negócios, o tema Diversidade & Inclusão vem ganhando cada vez mais espaço. Ligado, inicialmente, apenas às ações de cunho social, hoje tem importância estratégica dentro das organizações. No mercado jurídico, a realidade não é diferente.
Grandes bancas já têm a pauta Diversidade & Inclusão como parte da cultura. Contudo, em escritórios de médio e pequeno porte, ainda há muito a ser mapeado, discutido e implementado. Para que o D&I se transforme em um elemento cultural compartilhado da organização, tornando-se uma das prioridades da operação, muita energia e foco precisa ser dispensado.
Parte da recente e inédita lista divulgada pela Análise Editorial, o Análise Advocacia Diversidade & Inclusão, o Abi-Ackel Advogados possui iniciativas voltadas para o tema, com ações e programa estruturado que contam com o total comprometimento e apoio da diretoria e gestão do escritório.
A vantagem da diferença
Considerada uma causa tanto social quanto estratégica para a banca, as práticas adotadas colaboram para uma atuação de destaque no mercado. No Abi-Ackel Advogados, a diversidade de gênero já é notada por ter uma CEO mulher no comando e mais de 70% do corpo jurídico composto por colaboradoras.
Um estudo realizado com mais de 70 mil organizações em 13 países, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que quanto maior o número de mulheres – principalmente na liderança – melhores são os resultados de uma organização: 57% dos entrevistados apontaram melhorias na reputação da empresa, além de ganhos em produtividade e rentabilidade. E no Abi-Ackel é exatamente essa a realidade.
Com a capacidade de liderar de forma mais empática e sensível, sob a perspectiva do outro; mais dinâmica, pensando e agindo em muitas direções ao mesmo tempo; mais colaborativa; apostando e encorajando pessoas; e mais focada, com forte senso de organização, ter mulheres como maioria no escritório propicia um diferencial competitivo de extrema relevância.
Na área de gestão de talentos, a aposta em um processo de seleção inclusivo é outro destaque do escritório. A perspectiva é que o incentivo à contratação de profissionais de diferentes gerações, raças, etnias e orientação sexual só eleva o potencial de criatividade e inovação da banca, que passa a ter uma equipe com enorme pluralidade de ideias, construindo soluções que vão além do esperado.
O investimento constante em projetos internos voltados para pessoas resultou no chamado “Jeito Abi de Ser”, que representa a cultura e define a forma de trabalho do Abi-Ackel Advogados, englobando todas as diferentes características dos seus profissionais e se tornando um atrativo aos interessados em fazer parte de um ambiente diverso e rico.
Ainda, com uma carteira composta por grandes grupos empresariais, que cada vez mais exigem um compromisso social de seus fornecedores, o Abi-Ackel se destaca ao assumir uma postura consciente e de responsabilidade para a sociedade.
Em uma realidade em que o investimento em questões sociais pelas empresas tem sido prioridade, apresentar ao cliente ações, projetos e soluções alinhadas com os seus valores é ir além da mera prestação de serviços. Cria-se uma conexão que proporciona um relacionamento muito mais próximo, transparente e confiável entre as partes. É como se o escritório se tornasse uma extensão do cliente e isso é um grande diferencial no mercado atual.
Todas essas e outras ações voltadas para Diversidade & Inclusão refletem diretamente na imagem do Abi-Ackel, que mostra o comprometimento que tem com suas pessoas: internamente, cria-se um ambiente de maior aprendizado e engajamento, e, externamente, a marca é tida como referência pelos demais públicos.
São inúmeros os benefícios percebidos a partir da preocupação com o social e como agregam mais valor e contribuem para maior competitividade do escritório no mercado. Fica, então, clara a necessidade de se avançar mais no tema, criando uma agenda ativa que aposte sempre no capital humano como fator de geração de resultados.
Sabrina Teixeira |Diretora de Comunicação e Compliance do Abi-Ackel Advogados, Relações Públicas e Especialista em Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social