O valor da Diversidade & Inclusão na advocacia

Tendência no mundo dos negócios, o tema Diversidade & Inclusão vem ganhando cada vez mais espaço. Ligado, inicialmente, apenas às ações de cunho social, hoje tem importância estratégica dentro das organizações. No mercado jurídico, a realidade não é diferente.

Grandes bancas já têm a pauta Diversidade & Inclusão como parte da cultura. Contudo, em escritórios de médio e pequeno porte, ainda há muito a ser mapeado, discutido e implementado. Para que o D&I se transforme em um elemento cultural compartilhado da organização, tornando-se uma das prioridades da operação, muita energia e foco precisa ser dispensado.

Parte da recente e inédita lista divulgada pela Análise Editorial, o Análise Advocacia Diversidade & Inclusão, o Abi-Ackel Advogados possui iniciativas voltadas para o tema, com ações e programa estruturado que contam com o total comprometimento e apoio da diretoria  gestão do escritório.

A vantagem da diferença

Considerada uma causa tanto social quanto estratégica para a banca, as práticas adotadas colaboram para uma atuação de destaque no mercado. No Abi-Ackel Advogados, a diversidade de gênero já é notada por ter uma CEO mulher no comando e mais de 70% do corpo jurídico composto por colaboradoras.

Um estudo realizado com mais de 70 mil organizações em 13 países, organizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que quanto maior o número de mulheres – principalmente na liderança – melhores são os resultados de uma organização: 57% dos entrevistados apontaram melhorias na reputação da empresa, além de ganhos em produtividade e rentabilidade. E no Abi-Ackel é exatamente essa a realidade.

Com a capacidade de liderar de forma mais empática e sensível, sob a perspectiva do outro; mais dinâmica, pensando e agindo em muitas direções ao mesmo tempo; mais colaborativa; apostando e encorajando pessoas; e mais focada, com forte senso de organização, ter mulheres como maioria no escritório propicia um diferencial competitivo de extrema relevância.

Na área de gestão de talentos, a aposta em um processo de seleção inclusivo é outro destaque do escritório. A perspectiva é que o incentivo à contratação de profissionais de diferentes geraçõesraçasetnias e orientação sexual só eleva o potencial de criatividade e inovação da banca, que passa a ter uma equipe com enorme pluralidade de ideias, construindo soluções que vão além do esperado.

O investimento constante em projetos internos voltados para pessoas resultou no chamado “Jeito Abi de Ser”, que representa a cultura e define a forma de trabalho do Abi-Ackel Advogados, englobando todas as diferentes características dos seus profissionais e se tornando um atrativo aos interessados em fazer parte de um ambiente diverso e rico.

Ainda, com uma carteira composta por grandes grupos empresariais, que cada vez mais exigem um compromisso social de seus fornecedores, o Abi-Ackel se destaca ao assumir uma postura consciente e de responsabilidade para a sociedade.

Em uma realidade em que o investimento em questões sociais pelas empresas tem sido prioridade, apresentar ao cliente ações, projetos e soluções alinhadas com os seus valores é ir além da mera prestação de serviços. Cria-se uma conexão que proporciona um relacionamento muito mais próximo, transparente e confiável entre as partes. É como se o escritório se tornasse uma extensão do cliente e isso é um grande diferencial no mercado atual.

Todas essas e outras ações voltadas para Diversidade & Inclusão refletem diretamente na imagem do Abi-Ackel, que mostra o comprometimento que tem com suas pessoas: internamente, cria-se um ambiente de maior aprendizado e engajamento, e, externamente, a marca é tida como referência pelos demais públicos.

São inúmeros os benefícios percebidos a partir da preocupação com o social e como agregam mais valor e contribuem para maior competitividade do escritório no mercado. Fica, então, clara a necessidade de se avançar mais no tema, criando uma agenda ativa que aposte sempre no capital humano como fator de geração de resultados.

Sabrina Teixeira |Diretora de Comunicação e Compliance do Abi-Ackel Advogados, Relações Públicas e Especialista em Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social

COMPARTILHAR

Share on linkedin
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Publicações

Recuperação Judicial e Mediação | por Maria Vitor

Com foco no seguimento empresarial, celeridade e, consequentemente, eficiência, Maria Victor (Telecom) apresenta as possibilidades do método de mediação como facilitador na resolução de conflitos entre uma empresa em recuperação judicial e seus credores

Continuar lendo

Áreas de Atuação

PROCURANDO ALGUMA INFORMAÇÃO ESPECÍFICA?

Entre com contato conosco

|

Assine nosso boletim informativo

Tradicionalmente Moderno

Informações de contato

R. Alagoas, 1049,
4º e 5º andares – Savassi – Belo Horizonte – MG – Brasil

Av. Brigadeiro Faria Lima, 4221, 1º andar – Itaim Bibi – São Paulo – SP – Brasil

Dev by